quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Um Lado Crítico à Comunicação de Massa




É extensa a literatura sobre esse tema. Muitos estudiosos vêem com maus olhos a indústria cultural. Talvez as rápidas mudanças que ocorreram na sociedade devido a esse fenômeno, tenha facilitado uma leitura apocalíptica.

De fato, seguir o gosto médio evita soluções originais. Difundir uma cultura homogênea pelo globo, pode destruir a cultura dos países envolvidos.


O mass media (meios de comunicação) evita soluções inovadoras por está sujeita a regra de mercado. Isso a transforma em um órgão conservador e, portanto, não promove a renovação da sensibilidade.

A publicidade ensina ao público o que eles devem desejar. A indústria cultural transfere seus pensamentos através de fórmulas não exigindo esforço do consumidor e assim promove a preguiça e a passividade. Isso desencoraja o esforço pessoal pela posse de novas experiências forçando a uma posição não-crítica do mundo.

O mass media supervaloriza o presente inibindo a consciência histórica. A cultura para o mass media serve apenas ao entretenimento e o lazer, atingindo apenas níveis superficiais da atenção do público.







O mass media utiliza símbolos de fácil universalidade criando “tipos” facilmente reconhecíveis reduzindo a experiência através de imagens concretas. Ele trabalha com a simples reafirmação sobre o que já é pensado.

 E por fim, ele se apresenta como instrumento educativo típico de uma sociedade que promove o conformismo dos costumes, valores culturais, princípios sociais, religiosos e políticos.



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